SISTEMA IMUNOLÓGICO

SISTEMA IMUNOLÓGICO
0 21 janeiro 2015

SISTEMA IMUNOLÓGICO: SUPER-HERÓIS EM GUERRA CONTRA AS DOENÇAS.

UMA COMPLEXA E ESTRUTURADA LEGIÃO DE SUPER-HERÓIS EM GUERRA DECLARADA AOS INIMIGOS DO CORPO. CADA HERÓI ( MOLÉCULAS, CÉLULAS E TECIDOS) COM SEU “PODER” ESPECIAL E SUA FUNÇÃO BEM DEFINIDA NESTA BATALHA QUE SE TRAVA EM NOSSO ORGANISMO CONTRA A INVASÃO DE MILHÕES DE BACTÉRIAS, MICRÓBIOS, VÍRUS, TOXINAS E PARASITAS.
SEGUNDO OS ESPECIALISTAS , IMUNIDADE “ É A CAPACIDADE QUE O ORGANISMO TEM DE RECONHECER SUBSTÂNCIAS ESTRANHAS E PROMOVER UMA RESPOSTA CONTRA ELAS, TENTANDO ELIMINA-LAS”. A GRANDE MAIORIA DAS SUBSTÂNCIAS QUE O CORPO RECONHECE COMO ESTRANHAS, CONSISTE EM MICRORGANISMO OU SUBSTÂNCIAS QUE NÃO SÃO PRÓPRIOS DO ORGANISMO E A ELIMINAÇÃO DESSES AGENTES É UM MECANISMO DE PROTEÇÃO.
UMA COISA É FATO: SE NÃO EXISTISSEM ESSE HERÓIS E ESSE SOFISTICADO E EFICIENTE SISTEMA DE COMUNICAÇÃO ENTRE ELES, NOSSO ORGANISMO ESTARIA TOTALMENTE VULNERÁVEL À INVASÃO DE BACTÉRIAS E OUTRAS SUBSTÂNCIAS INVASORAS, E CERTAMENTE NÃO SOBREVIVERÍAMOS POR MUITO TEMPO.
QUALQUER BACTÉRIA OU VÍRUS PARA ENTRAR EM NOSSO ORGANISMO, NECESSARIAMENTE DEVERA PASSAR POR DEFESAS PRIMÁRIAS, CHAMADAS DE MECANISMOS DE DEFESA INESPECÍFICOS ( QUANDO O CORPO NÃO DISTINGUE O AGENTE INFECCIOSO) POR EXEMPLO, A PELE, A MUCOSA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO E DIGESTIVO QUE TAMBÉM CONTÊM ENZIMAS ANTIBACTERIANAS.
DENTRO DE NOSSO ORGANISMO, OS MICRORGANISMOS ENFRENTAM O SISTEMA IMUNOLÓGICO EM UM NÍVEL DIFERENTE. O SISTEMA IMUNE É DIVIDIDO EM DOIS: O MONOCÍTICO ( OU MACROFÁGICO) ATUA EM CONSTANTE VIGILIA, SOBRETUDO PARA MICRORGANISMO INTRACELULARES E CÉLULAS NEOPLÁSICAS ( CÉLULAS QUE PERDERAM SUA FUNÇÃO FISIOLÓGICA, CAUSANDO DANOS AO ORGANISMO). O SISTEMA MONOCÍTICO É MUITO IMPORTANTE PARA ATIVAR O OUTRO SISTEMA, O LINFOCÍTICO ( OU LINFOCITÁRIO), QUE FAZ A DEFESA ESPECÍFICA CONTRA O MICRORGANISMOS E É RESPONSÁVEL PELA MEMÓRIA IMUNOLÓGICA ( CAPACIDADE DO SISTEMA IMUNE EM RESPONDER DE FORMA RÁPIDA E EFETIVAMENTE À PRESENÇA DE AGENTES INFECCIOSOS).
“ QUANDO O AGENTE INFECCIOSO ENTRA NO ORGANISMO, O SISTEMA IMUNE RECONHECE ESSE MICRORGANISMO, ATIVANDO PRIMEIRAMENTE O SISTEMA MACROFÁGICO E DEPOIS O LINFOCÍTICO”. ESSE TRABALHO CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE VÁRIAS CÉLULAS, INCLUINDO OS MONÓCITOS, LINFÓCITOS T E B, ALÉM DA FORMAÇÃO DOS LEUCÓCITOS.

O SISTEMA IMUNE ENVELHECE?
DIVERSOS ESTUDOS AVALIAM A RELAÇÃO ENTRE O ENVELHECIMENTO E O MAIOR APARECIMENTO DE DOENÇAS, PORÉM AINDA NÃO HÁ UMA CONCLUSÃO DA CIÊNCIA SOBRE A SUPOSTA RELAÇÃO ENTRE O PASSAR DA IDADE E UM POSSÍVEL ENFRAQUECIMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO. “ EXISTE UM CONSENSO DE QUE A RESPOSTA IMUNE ESTÁ, DE ALGUMA FORMA, COMPROMETIDA A PARTIR DOS 65 ANOS, EMBORA OS IDOSOS NÃO APRESENTEM IMUNODEFICIÊNCIA CLARAMENTE INSTALADA”.

ESTRESSE, INIMIGO DA IMUNIDADE
“ O ESTRESSE É UM INIMIGO DA IMUNIDADE”, ESTUDOS DEMONSTRAM QUE A ATIVIDADE FÍSICA REGULAR MODERADA, PODE AUMENTAR E NÚMERO DE LEUCÓCITOS CIRCULANDO NO CORPO. ESTUDOS TAMBÉM DEMONSTRAM QUE A PRIVAÇÃO DE SONO CAUSA QUEDA NA ATIVIDADE DOS LINFÓCITOS.

CÂNCER, O IMPERADOR DE TODOS OS MALES
AS CÉLULAS NORMAIS DO CORPO, VIVEM, DIVIDEM-SE E MORREM DE MANEIRA PROGRAMADA E CONTROLADA PELO DNA. PORÉM, ALGUMAS CÉLULAS COMPORTAM-SE DE MANEIRA ANORMAL, DIVIDINDO-SE DE MANEIRA DESCONTROLADA E PRODUZINDO MAIS CÉLULAS ANORMAIS NO ORGANISMO. ESSE FENÔMENO É MAIS CONHECIDO COMO CÂNCER.
A CIÊNCIA AFIRMA QUE O SISTEMA IMUNE É FATOR DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NA RESISTÊNCIA AOS CÂNCERES, A A PARTIR DA “ VIGILÂNCIA IMUNOLÓGICA” QUE ATRAVÉS DE UM CONJUNTO DE MECANISMO CONTRIBUEM PARA IMPEDIR A INSTALAÇÃO DE UMA PATOLOGIA, INCLUSIVE O CÂNCER. UMA DAS HIPÓTESES PARA O DESENVOLVIMENTO DO CÂNCER É UMA FALHA NO IMUNE EM DETECTAR E DESTRUIR CÉLULAS CANCERÍGENAS.

HÁBITOS SAUDÁVEIS EM GERAL MELHORAM TODO O FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO E POR ISSO SÃO SEMPRE RECOMENDADOS POR MÉDICOS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE. NÃO EXISTE AINDA NADA QUE A CIÊNCIA AFIRME QUE GARANTA UM PERFEITO E TOTALMENTE EFICAZ FUNCIONAMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO, MAS COMER BEM, PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS E DORMIR BEM PODE SER UM COMEÇO.

Posted in Artigos